A arquitetura deste movimento evidencia
clareza, austeridade, ordem, linhas e ângulos retos e influenciou
consideravelmente a arquitetura moderna, através dos trabalhos dos arquitetos
J. J. P. Oud, de Robert Van’t Hoff e de Gerrit Thomas Rietveld.
O resultado deste movimento foram
construções com tetos planos e nivelados, paredes lisas e despojadas e espaços
internos flexíveis, que acabaram por se tornar um estilo internacional, que
ainda pode ser encontrado atualmente.
A primeira vez
que as ideias do Neoplasticismo passam para um objeto trimensional acontece em
1917, pelas mãos de Gerrit Rietveld, na sua cadeira Red and Blue.
Figura 8 – Cadeira
Azul e Vermelha, Gerrit Rietveld
Porém, só em 1924, a passagem dos
princípios do neoplasticismo para a arquitetura fica concluída com a casa
Schröeder-Schräder (edifïcio canónico do movimento), também de Rietveld. Na
arquitetura, os elementos fundamentais do neoplasticismo passam a ser os planos
horizontais e verticais (vistos de maneira abstrata) sem nenhum outro elemento
que os remeta às figuras tradicionais da arquitetura. Cada divisão (quarto,
sala, cozinha...) passam a ser tratados como simples espaços, as paredes como
“planos verticais“ e os lajes os “planos horizontais“. Os locais de passagem, a
iluminação e a ventilação serão o resultado da composição dos elementos. Até as
cores primárias continuam a ser usadas.
No projeto de Thomas Rietveld para a Casa
Schröder – uma construção claramente neoplasticista -, percebemos a clareza
linear e plana das partes separadas que combinam com grupos de relações
espaciais que se modificam. Este foi o primeiro edifício que incorporou a gama
completa das intenções formais, espaciais e iconográficas do movimento e foi
construído entre 1923 e 1947. Este edifício contrasta drasticamente com os
edifícios vizinhos construídos a tijolo devido às suas formas retangulares,
lisas e às cores primárias nunca antes vistas em construções. Os planos desta
construção são articulados por linhas finas de janelas e balaustradas e são
pintados a preto, azul, vermelho e amarelo, contrastando com as superfícies
cinzentas e brancas. O próprio interior da Casa Schöder dá continuidade ao tema
estético.
Figura 6 - Casa Schröder (1924-1925) – um dos pontos
altos deste estilo, pelo arquiteto e designer Gerrit Rietveld
Gerrit Rietveld (um arquiteto
neoplasticista), usava figuras desconectadas, colocadas de forma assimétrica,
firmadas por traços que marcam todo o conjunto e que utilizam as cores do
movimento. A forma básica das construções é em cubo, no entanto, percebe-se a
decomposição em projetos horizontais (em parapeitos e marquises, por exemplo) e
verticais (que estão presentes em pilares). Quanto ao interior das construções,
mantém o padrão do neoplasticismo, seguindo rigorosamente a composição com
linhas verticais, horizontais e com a utilização de cores primárias – tanto na
arquitetura da construção como na sua própria decoração.
A planta apresenta-se muito racional e, obviamente, com as
mesmas características defendidas pelo movimento.
J.J.P. Oud – um arquiteto igualmente
relevante neste movimento - foi um dos primeiros autores das “caixas
arquitetónicas“. Em 1917, o seu projeto para casas de praia em Scheveningen
descreve-se como um conjunto de caixas regulares empilhadas umas sobre as
outras. A obra, como um todo, define-se como uma arquitetura de grande rigor
técnico. No café Unie – projetado por este arquiteto – notamos a combinação e a
ordem estritamente linear e retangular, com fluxo e movimento assimétricos.
Ainda em 1924, Van Doesburg dedica-se a
estabelecer os princípios do neoplasticismo na arquitetura, que podem ser
resumidos da seguinte maneira: i) a arquitetura neoplástica deve ser
antimonumental, antidecorativa e não-tipológica; ii) as suas superfícies serão
planas, não admitindo dramaticidade decorativa; iii) a sua planta deve ser
aberta, sem diferenciação rígida entre interior e exterior; iv) rejeita, como
método projetual, os consagrados recursos clássicos de simetria e repetição,
propondo o equilíbro de massas e figuras; v) não tem fachadas.
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