Suprematismo

O suprematismo designa-se por ser um movimento pictórico inovador, surge na Rússia por volta de 1915-16, na sequência do Raionismo. O seu criador foi Kazimir Malevich (1878-1935) que pretendeu criar uma arte plástica que representasse a “noção pura de espeço” (5) (relação entre as formas em que se encontram). Fundou-se, simultaneamente, com a necessidade extraída do cubismo (“animação do espaço pela forma”) e no movimento plástico do Futurismo.


Figura 2 – Kazimir Malevich, Suprematism, 1916. Óleo sobre tela. 80.5 x 81 cm

A composição de Malevitch é “um acordo de ritmos que se concretizam no espaço da tela, tal como uma frase musical se realiza no tempo” segundo Dora Vallier.  Caracteriza-se por empregar formas geométricas pura, sem alteração. A paleta cromática é restrita constituída por cores primárias e secundárias, pelo branco e preto (dois pólos de não-cor, o branco significa o princípio e o preto simboliza o fim).

Quadro 1 – Contrastes entre os dois pólos de cores. Wassily Kandisky, Do Espiritual na Arte

“A tela suprematista representa o espaço como branco e não como azul. O azul não dá a representação real do infinito. O Branco infinito suprematista permite que os raios da visão continuem a mover-se sem limites.” (6)


A pureza plástica é assim levada ao extremo, dando resultado a duas composições realizadas entre 1918 e 1920, consubstancia a anulação da pintura por si própria.
  • Quadrado Negro sobre fundo Branco (1918);

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Figura 3 – Kazimir Malevitch, Quadrado Negro sobre Fundo Branco. c. 1918, óleo sobre tela.

  •         Quadrado Branco sobre Branco (1920).

A contribuição do Niilismo russo (“filosofia que defende a negação absoluta de qualquer realidade”(7)) foi decisivo para o movimento, ajudando na procura da realidade e da pureza da realidade e da pureza plástica.
A verdade e a pureza apenas seriam atingidas num novo mundo através “do aniquilamento e da negação do mundo presente” (7) o que levou Malvitch a negar a sua própria pintura.





(5) Pinto, A., Meireles, F., Cambotas, M. (2009). História da Cultura e das Artes 3ª Parte. Porto: Porto Editora, 52.
(6) Malvitch, K., Suprematisme. Potscham: Europa Almanaque, 1925
(7Pinto, A., Meireles, F., Cambotas, M. (2009). História da Cultura e das Artes 3ª Parte. Porto: Porto Editora, 52.

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